Sinal = sequência de estados em um sistema de comunicação que codifica uma mensagem.
Em geral, em um sistema de comunicação, sempre encontraremos um transmissor, um código e um receptor. Mas será que estamos atentos aos sinais? Aos códigos?
Por muito tempo deixei com que passassem despercebidos, neguei até mesmo instintos, procurei agir com mais raciocínio do que emoções. Não estou dizendo que estivesse errada, essa nem é a questão nesse momento. O que tenho pensado, é que devemos estar abertos para os sinais que a vida nos dá, já escrevi sobre isso, mas não resisti e tive que postar algo semelhante novamente.
Devemos estar despertos, observarmos...
Os sinais estão por todos os lados, pessoas, olhares, encontros, músicas, palavras...
Sinais de quê? Sinais do que devemos fazer, de quem devemos ser, do que devemos seguir...você decidi qual interpretação dará para eles, afinal, você tem que percebê-los.
Poderia citar passeios, aqueles em que conhece alguém e que essa pessoa se torna essencial em sua vida. Você não esperava por isso, iria fazer outro caminho, iria pra outro lugar, talvez não quisesse nem conversar naquele dia.
Há também aquela pessoa com quem você encontra todos os dias, seja no ônibus, aquele em quem você sempre esbarra ao sair do elevador no trabalho, até mesmo alguém com quem já conversa, e então, quando você menos espera essa pessoa fala algumas palavras, pra ela pode até parecer pouco, mas pra você foi o suficiente para fazer com que refletisse em suas atitudes ou ao seu redor.
Um dia em que decide ouvir uma banda nova, percebe que passou tempo demais sem conhecê-la e fica com raiva de si.
Um olhar... alguém que você olha há muito tempo, há meses, essa pessoa nem imagina que faz parte da sua rotina, do seu dia-a-dia, porém, no momento em que ela retribui você percebe o quanto aquilo foi importante e que não pode passar mais tempo sem tomar alguma atitude.
Sorriso, um sorriso em um instante de raiva, de ódio dilacerando suas veias, você está prestes a gritar ou esmurrar, você quer bater...mas olha pro lado e vê que alguém se importa, essa pessoa sorri, coloca a mão no seu ombro, e mesmo que não diga nada, você sente o que ela quer passar e se acalma.
É essencial que estejamos prontos para os sinais, prontos para agir.
Enfim, devo ficar de olhos abertos!